compreensa de agua gelada ou quente

O uso de gelo ou bolsa de água quente é comum entre os pacientes, pois esses são recursos de utilização simples e bastante acessíveis. Porém, eles causam resultados diferentes no corpo e é muito importante saber em qual ocasião utilizar cada um. Afinal, por mais que pareçam inofensivos, sua utilização incorreta pode agravar o caso. Por isso resolvemos explicar aqui pra vocês:

Uso do gelo

O gelo é utilizado em regiões inflamadas ou recém traumatizadas, para combater os sinais inflamatórios que são: vermelhidão, inchaço, aumento de temperatura local, dor e perda da função. Isso acontece quando sofremos uma pancada ou entorses, hematomas, tendinites, lesões musculares.

Uma proteção deve ser utilizada entre o gelo e a pele, como um pano ou plástico, e o tempo da aplicação deve ser de 20 minutos. É necessário um período de no mínimo duas horas entre uma aplicação e outra, mas se você não tem recomendação médica faça uso do gelo no máximo duas vezes ao dia.

Uso do quente

O quente colocamos quando temos ontraturas musculares. Isto é, quando o músculo fica “travado” gerando nódulos dolorosos à palpação. Pode ocorrer em qualquer músculo, mas as regiões mais comuns são: cervical, trapézio, lombar, dorsal.

Nunca use bolsa de água quente logo após uma lesão ou se o local apresenta alguns dos sinais inflamatórios citados acima. O calor irá piorar o quadro. A temperatura deve ser alta porém suportável, sem causar queimadura, e o tempo de utilização é até não estar mais quente.

Ao sentir dores constantes, recomendamos que procure um profissional.
Agende uma consulta com nossos ortopedistas!


CEMESP – Centro de Medicina do Esporte
Somos uma clínica especializada em medicina do esporte, com o objetivo de trazer à cidade de Campinas e região uma nova abordagem no tratamento de pacientes ortopédicos.

Telefone: (19) 3519.3755

Estamos na Av. Aquidabã, 745, Centro – Campinas – SP, 13015-210

Email: contato@cemespcampinas.com.br | Atendimentos de Segunda a Sexta das 07h30 ás 19h


Instagram | Facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *